Quem não pesquisou preços pode ter caído nas falsas promoções. Agora, é preciso organização para honrar os compromissos financeiros
O consumidor que gastou tempo pesquisando e comparando preços pode ter conseguido fazer boas compras durante a Black Friday deste ano. A data é conhecida no comércio do mundo inteiro por marcar a maior promoção do ano, quando os lojistas queimam o estoque de produtos para dar espaço para as vendas de Natal e Ano Novo.
Entretanto, dados do site Reclame Aqui apontam que a Black Friday de 2018 teve mais reclamações do que no ano passado. Em números absolutos, foram 6.874 registros neste ano contra 2.874 em 2017. O aumento na quantidade de reclamações aponta para dois motivos: o consumidor está mais consciente em relação aos canais disponíveis para reclamações e os lojistas continuam usando a data para promover falsas promoções. A principal estratégia é embutir o valor que seria descontado nas parcelas e nas taxas, fazendo com que o preço final do produto seja o mesmo.
Apesar da oportunidade de realizar denúncias junto a órgãos de defesa do consumidor, em alguns casos, a única saída é arcar com o compromisso financeiro, mesmo que seja mais alto do que esperado. Neste momento, é preciso colocar os gastos na ponta do lápis e se organizar para não atrasar parcelas. Gerente de Pesquisa e Cálculo do Procon, Gleidson Tomaz alerta que nem sempre uma parcela que cabe folgado no bolso do consumidor hoje será vista da mesma forma meses depois. “Não tem como confiar que as finanças pessoais estarão iguais daqui a seis meses, por exemplo. Então, o melhor é se organizar”, afirma.
Consignado
Uma alternativa disponível para servidores públicos é o crédito consignado. A modalidade oferece as menores taxas do mercado. Com a contratação, o consumidor pode pagar a dívida contraída e ter mais segurança no pagamento das parcelas do crédito, que são descontados diretamente em sua conta.
Servidores dos municípios de Governador Valadares, Maceió e São Luís, e dos Estados do Maranhão e Rio Grande do Norte têm acesso às melhores oportunidades por meio da Neoconsig, empresa responsável pela gestão de consignado nestas localidades. O funcionário público pode encontrar mais informações sobre o assunto nas centrais Use Mais localizadas em cada cidade, onde estão disponíveis serviços como aconselhamento financeiro, simulação de crédito e consulta às menores taxas de consignado.
Novas compras
Outra alternativa para controlar as finanças após as compras realizadas na Black Friday é pesquisar preços e procurar descontos, se existir a necessidade de fazer novas compras. O Clube Use Mais, por exemplo, oferece preços menores em mais de 500 lojas físicas e virtuais de todo o Brasil. Para fazer parte, basta fazer o cadastro gratuito no site www.clubeusemais.com.br e começar a usar. O clube traz descontos em diversas áreas, como alimentação, educação, saúde e serviços.
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